Durante 2 anos fui praticamente todos os meses para Santiago do Chile. Sempre gostei dessa cidade que é um pedaço de 1º mundo em plena America Latina. Aliás, existe um estudo que prevê que o Chile venha a ter uma distribuição de renda equivalente a um país desenvolvido já em 2020.
Meu amigo Thomaz pediu umas dicas de Santiago, e apesar de eu sempre ir a trabalho, nunca fui de ficar a noite no quarto do hotel mandando e-mail (como bom sagitariano que sou).
Santiago tem uma localização excelente. Fica a 1 hora de inúmeras paisagens diferentes, desde diferentes regiões vinícolas, estações de esqui, até praia. Por falar em praia, próximo a Santiago fica a maior piscina do mundo no balneário de San Alfonso Del Mar. É incrivelmente grande. http://www.sanalfonso.cl/ . Uma curiosidade: Só souberam que era a maior piscina do mundo depois de um concurso da Google para descobrir, via Google Earth, a maior piscina do mundo.
Em termos de estações de esqui, dá para subir e descer todo dia. Inclusive eu fiz isso com o meu irmão durante uma semana inteira. Basicamente na mesma grande montanha pode-se esquiar em Valle Nevado (brasileiros a rodo), Cerro Colorado (onde os chilenos normais vão), e La Parva (Onde os chilenos de grana vão).
Santiago fica praticamente no meio da região vinícola do Maipo, mas tem também as regiões de Casablanca (onde fiz um roteiro de bike), e a região de San Antonio. Para visitar a Concha e Toro pode-se ir de metrô. Eu fiz, e valeu a pena. Apenas tem que ligar para reservar o tour.
As regiões bacanas de Santiago
Se puder alugar um carro, pode-se visitar os bairros bacanas residenciais com mais tranqüilidade.
Vale o passeio:
• Las Condes
• Santa Maria Manquehue (muito bacana)
• Vitacura
• Golf
• Providencia
• Bella Vista
• La Dehesa
Restaurantes:
Existem muitas opções bacanas. Obviamente peixes e frutos do mar são a principal pedida, mas comem-se ótimas carnes por lá também. Os restaurantes peruanos estão começando a se estabelecer como uma das especialidades. El Outro Sitio é uma ótima pedida.
Outros restaurantes bacanas e típicos:
Vitacura:
• Tierra Noble, na av Nueva Costanera . (Um dos meus preferidos)
• Ox
• La Mar
• Puerto Fuy
Providência: Coco Loco, e o Aqui esta Coco
Bella Vista: Azul Profundo
Um lugar super interessante é o BordeRio. É um lugar bacana, cheio de bons restaurantes.
Para jantar na balada, o Mestizo é uma excelente pedida. Excelente vista, comida muito boa, e pegada sofisticada. O único ponto é que é precisa de reserva. Meu primo Nicolas costuma ir sem reserva, no esquema São Paulo. Ele fica esperando mesa por uma hora enquanto toma alguma coisa no bar.
Sobre o Mercado Central:
Li certo dia em um blog um desabafo muito interessante. No fundo, é uma roubada. Você é atacado por garçons ao sair do taxi, e obviamente não consegue se passar por local. Em milésimos de segundos os garçons percebem que você é brasileiro e começam a falar português, como se fosse agradar mais... a grande maioria dos garçons são do restaurante Donde Augusto. Já comi lá, e achei bonzinho, mas muito caro. Também já fui no El Galeón, e achei muito melhor.
Passeios:
Um lugar muito simpático para visitar e comprar artesanato é o Pueblito Los Dominicos (http://www.pueblitolosdominicos.com). Fica em Las Condes, e vale o passeio. Entrem no site e vejam se não vale a pena... Muito mais legal do que ir ao Patio Bella Vista (onde os hotéis e taxistas vão dizer para você ir).
O centro não é bonito, mas conhecer o palácio presidencial vale a pena. O La Moneda é um bonito palácio, e faz parte do roteiro tradicional.
Para levar para casa:
Eu sempre paro em um supermercado para comprar frutas para comer durante a estadia, por que são provavelmente as frutas mais saborosas do mundo (sério!).
Para levar, eu gosto de comprar alguns tipos de frutos do mar enlatados. O mais tradicionais são da marca Robison Crusoe.
Por último, Pisco é uma tradição, e vinhos são uma obrigação. Eu encho a mala, ou deixo para comprar na loja La Vinoteca, já na área de embarque do aeroporto.
Boa viagem!
segunda-feira, 13 de setembro de 2010
Assinar:
Postagens (Atom)