segunda-feira, 16 de maio de 2011

AZUMI: Óimo restaurante japonês no Rio

Azumi - um restaurante japonês digno do bairro da Liberdade em São Paulo, só que em Copacabana.



Não sou muito fan de Copacabana, e raramente me hospedo no bairro. Desta vez tive que me hospedar no bairro, em virtude da super lotação dos hotéis no Rio. E já que tive que ficar no mais famoso bairro do Rio, resolvi sair em busca de um bom restaurante japonês, já que o final de semana havia sido de muita comilança, e portanto eu precisa de algo light nesta segundona.....

Pedi uma recomendação no meu hotel (Windsor), e acabei no simpático Azumi na Rua Ministro Viveiros de Castro 127. Fui depois saber que é o mais tradicional restaurante japonês do Rio.

Fica mais ou menos atrás do Copacabana Palace. A entrada parece a de um restaurante da Liberdade, daqueles que você tem a impressão de que só os descendentes frequentam, e o cardápio está quase todo em japonês. O simpático dono Ohara, comprimenta a todos que entram com um "Boa noiteeeee"cheio de sotaque. O lugar é apertado, com aquela típica decoração dos legítimos restaurantes japones da Liberdade. O Sushiman, é, por incrível que pareça, Sansei (filho ou neto de japoneses), o que é uma absoluta raridade hoje em dia, especialmente no Rio.

O cardápio é um prazer para aqueles que gostam de experimentar coisas autênticas como eu. Fazia muito tempo que eu não comia algo tão especial. Daquelas que o gosto fica na boca, e te dá vontade de voltar no dia seguinte. Quero voltar com meu irmão, e com meu amigo Eduardo Terra, que são meus parceiros de comidas exóticas.

Eu até pedi uns sushizinhos básicos em duplas (lula, pargo e atum), mas me concentrei mais no menu "Stravaganza". Sobre os sushis: Eram espetaculares!!! Estamos muito mal acostumados depois da febre dos rodízios de sushi. Esses eram os legítimos Nigiris. Impecáveis! Deliciosos!!! 

Agora, o melhor mesmo foi pedir as iguarias que só se encontram nos legítimos restaurantes japoneses:

- Shutou - Um salgado caldo de tripa de peixe. Começa muito salgado (é para tomar aos pouquinhos), mas depois fica um gosto delicioso e persistente (sinto o gosto até agora)



- Kurague - Uma duplinha de hossomaki de ÁGUA VIVA. Sim, de Água Viva, aqueles seres gelatinosos que são o terror das praias. Sensacional!!! Elas vem direto do Japão, e tem uma testura surpreendentemente crocante. Tem um aroma de cereja muito interessante.


- Aguedachi - Deliciosos bolinhos de tofu fritos, banhado em um molho a base de gengibre, cebolinha e shoio

- Karasumi (também conhecidos como Bottarga) - Incrível! São como tapas de ovas defumados de tainha com nabo. Ambos cortados em filete.



No final, depois de todas essas iguarias ( a maioria sem preço no cardápio), fiquei com medo da conta.... Com dois saquês, a conta ficou em quase R$ 200,00. Caro. Mas se considerarmos a experiência, vale cada centavo. Eu adoro o Sushi Leblon. Acho o lugar bacana, recheado de gente bonita (e famosa), mas o Azumi dá de 10 no quesito "ROOTS" (Raizes). Esse sim é um legítimo restaurante japonês.

Vou voltar com certeza! De preferência com meus parceiros de comidas exóticas para continuar explorando  vasto cardápio do Azumi.