segunda-feira, 2 de maio de 2011

Expovinis - Exposição de vinhos que vale colocar na agenda

Rolou em São Paulo de 26 a 28 de Abril de 2011 a Expovinis Brasil. É uma feira/congresso de produtores de vinhos e afins, que neste ano foi sediada no Expo Center Norte.



http://www.exponor.com.br/expovinis/

A Expovinis é uma feira voltada 80% para pessoas do ramo, mas no final do dia (18:00 as 21:00) abre as portas para consumidores. As palestras são bastante interessantes, mas o mais bacana é conversar com os produtores, que orgulhosamente contam cada detalhe da produção, suas inspirações e planos para o futuro. Vale a viagem!  Se você quiser apenas provar todos os vinhos disponíveis, tudo bem, mas neste caso não acho que seja interessante atravessar toda a cidade (como no meu caso),  as 6 horas da tarde (caos total) para visitar o evento que custa R$ 40,00 (e R$ 25 par estacionar). Aliás, a dica para quem vai como consumidor é chegar o mais cedo possível, de preferência um pouco antes das 18:00. A fila para credenciamento pode estar gigantesca, e levar uma hora (como no meu caso). Por isso se você chegar as 7:30, e encarar uma fila de uma hora, vai ficar somente meia hora no evento.



Uma coisa legal é que você pode comprar vinhos ainda exclusivos em São Paulo, por preços convidativos. Particularmente gostei dos estandes de Santa Catarina, e da Campanha Gaúcha, onde conheci um jovem enólogo uruguaio naturalizado brasileiro, chamado Anthony Darricarrére, dono da vinícola Routhier Darricarrére (www.redvin.com.br). Para minha sorte, enquanto eu fazia perguntas super básicas, chegou um senhor gaúcho, enófilo, simpaticíssimo, que possui em sua casa uma coleção de mais de 8.000 garrafas. Ele tinha interesse no novo Cabernet Sauvignon chamado Província de São Pedro, que ainda está no lote 1. Estar ali, fez a viagem valer 3 vezes mais. De repente eu me voi em meio a uma conversa de altíssimo nível, onde o enólifilo, super experiente, fazia perguntas técnicas (sem aquele ar pedante de enochato) ao enólogo: Sistema de produção, poda, tipo de fermentacão, técnica de envelhecimento. Feitas as perguntas técnicas começaram a tricotar sobre fulano da vinícola X, mengano da Y, e começou o maior papo de comadre. Tudo regado ao bom Cabernet Sauvignon Província de São Pedro. Acabei comprando duas garrafas, que quero abrir com amigos para poder compartilhar a história que aprendi.

A Região da Campanha Gaúcha, é considerada atualmente a melhor região para a produção do uvas tintas finas como o Cabernet Sauvignon, e fica na fronteira com o Uruguai, próximo a Santana do Livramento. Ainda não é uma região turística, mas praticamente todas as vinícolas aceitam visita. Para aqueles que costumam ir de carro ao Uruguai nas férias (como a minha família) é uma ótima parada para descansar e abastecer-se de boas garrafas de vinho.

E sobre a Expovinis 2012. Com certeza estarei lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário