sábado, 24 de julho de 2010

Quais os melhores lugares para esquiar?

Me perguntaram outro dia qual o meu lugar preferido para esquiar. Bom, existe a resposta pé no chão, compatível com a situação da maioria de brasileiros que têm o privilégio de esquiar, e a resposta para o grupo "no limits".

Para o grupo "No limits" posso ir direto ao ponto: Vail! É, na minha opinião, a melhor combinação de pistas incríveis, com neve perfeita, clima estável, lugar deslumbrante e arborizado, e cidadezinha simpática, com bons lugares para sair a noite. Se balada for um quesito importante, a minha sugestão é Aspen.

Já esquiei em Courchevel na França. É gigantesca, com pistas espetaculares, mas perde feio no quesito "experiência geral". A noite e caidaça, e não tem um boteco para dar aquela tapeada na fome, só resturantes...

Agora, falando das opções viáveis para a maioria das pessoas, as minhas preferências, considerando que não conheço as ótimas Portillo (ótima para quem esquia bem) e Chillan (arborizado, e com termas) são as seguintes:

Para quem quer esquiar em alto nível:

Las Leñas - Demais! Hoteis no pé da montanha, e boas opções de pistas para todos os níveis. A Jupiter I é uma delícia (começa a 3400 metros de altura), mas o lift pára com frequência por conta do mau tempo no topo.

Para quem vai em galera:

Valle Nevado. No feriado de 7 de Setembro parece Campos do Jordão. Você não vai praticar o seu espanhol...Muitos solteiros e solteiras.

Para quem quer se misturar aos locais:

Cerro Colorado ou La Parva no Chile. É onde o pessoal de Santiago vai. Cerro Colorado é mais pop, e La Parva é onde a turma bacana tem apartamento. Não tem hoteis. Ficam na mesma montanha de Valle Nevado

Para quem quer um lugar romântico e bonito:

Chapelco. Lugar maravilhoso, uma das poucas estações de esqui arborizadas na America Latina. Os hoteis ficam na charmosa San Martin de Los Andes, são pequenos e super aconchegantes. Daqueles que te servem chocolate quente na beira da lareira, toda vez que você entra no hotel.

Para quem ainda não esquiou, e não sabe se vai gostar:

Bariloche. É um lugar cheio de marinheiros de primeira viagem. O bom de Bariloche é que a cidade tem muita coisa para fazer. Passeios ótimos para todos os gostos, e baladas fortíssimas (daquelas que começam as 3 da manhã). Se você se decepcionar com o esqui, poderá ficar uma semana fazendo todo tipo de programa.

Esquema baratinho:

Cerro Colorado dormindo em Santiago. Fiz isso quando moleque com o meu irmão. Passamos 1 semana subindo todos os dias para Cerro Colorado com uma empresa chamada ESQUI TOTAL, que fica no ótimo bairro de Las Condes (Santiago), e tem vários hoteis baratinhos (USD 50) ao redor.

Ai que vontade de esquiar....

Nenhum comentário:

Postar um comentário