sábado, 24 de julho de 2010

Vai esquiar no inverno? Cuide bem da saúde antes de partir

24/07/10

Hoje a noite falei com meu primo Juan, que mora em Buenos Aires, e está de férias no Chile. Quer dizer, as férias foram interrompidas por uma febre fortíssima, e ele está agora em um hospital de Santiago, em um quarto com isolamento, e as enfermeiras entram no quarto vestidas de astronautas por conta do forte poder de contágio deste tipo de gripe que ele pegou. Ele estava esquiando em Valle Nevado, e passou muito mal no 2o dia.

Quer saber, com outros amigos já passou o mesmo....

A gente relaciona esquiar na neve com férias, e muitas vezes se esquece que é um esporte. Um esporte que praticamos no melhor dos casos 1 vez por ano (e olhe lá), em uma intensidade fortíssima (alguns dias seguidos), e em um tipo de clima que os nossos organismos não estão habituados a encarar. Some-se a isso, o fato de que a maioria das pistas de esqui na América Latina está a mais de 2.000 metros de altitude, e temos um cenário perfeito par gripes e contusões.

Valle Nevado está a 3.000 metros.... Não há imunidade que aguente.

Eu adoro esquiar. Troco qualquer viagem por esquiar. Mas eu nunca vou esquiar totalmente fora de forma. A gente tem que ajudar o nosso organismo a se defender dessa combinação de fatores que podem derrubar qualquer pessoa saudável.

Algumas dicas:

1) Para começo de conversa, esquiar requer bom condicionamento físico, especialmente se você for como eu, que gosta de esquiar do momento que abrem as pistas, até o último lift. Pelo menos 2 meses antes da viagem, vale a pena encarar uma esteira ou bicicleta, 2 vezes por semana, para que o corpo esteja preparado para o exercício contínuo que irá encarar.

2) Especialmente para os que são adeptos do esqui (como eu), fazer um reforço de musculação de pernas, especialmente para coxa, é muito importante. Agachamento é uma ótima pedida.

3) Reforço de imunidade: Vitamina C (Cebion, ou vitamina em cápsulas), ou própolis, todo dia, com um mês de antecedência. Obs: Sim, o seu organismo irá descartar o excesso. Por conta disso alguns médicos não recomendam o reforço por que, teoricamente, uma alimentação saudável deveria suprir a necessidade de vitamina C. Mas, se o seu organismo estiver em deficiência (e você não vai saber disso), o reforço ajuda bem. E se quiser ficar na onda natureba, vá de própolis, que é ótimo.

4) Descanse na véspera: Atualmente a maioria das pessoas leva uma vida muito estressante, ou no mínimo, muito cansativa. De repente vem as férias, o cara dá aquela relaxada, e pimba... Fica gripado bem na primeira semana. Quem nunca viu isso? Por isso, na véspera de sair de férias, durma bastante, coma direito, e tente não se matar no trabalho. Essa dica, na verdade, serve para qualquer situação...

5) Tenha aula de esqui, mesmo que você seja um bom esquiador: Vamos lá, mesmo que você seja um afortunado que esquia duas vezes por ano, você fica longos períodos sem esquiar, e quando esquia, é uma tacada só. Diferente dos chilenos, americanos, canadenses, e europeus, (Argentinos, somente se forem de Mendoza) que podem esquiar todos os finais de semana, não tem como você chegar arrepiando já no primeiro dia. A aula sempre ajuda a ganhar tempo, e melhorar consistentemente a técnica e, principalmente, o prazer em esquiar. Vale muito a pena. Do ponto de vista de desgaste físico, quanto melhor a técnica, menor o esforço.

6) Por último, suplementos a base de carboidratos (antes de esquiar) e proteínas (depois de esquiar) podem ajudar a manter a energia, e a recuperar o desgaste no final do dia.

Boa esquiada, e mandem fotos, por que neste ano não vai rolar....

Nenhum comentário:

Postar um comentário